NOTÍCIAS E NOVIDADES

Queda de Cabelo - Entrevista para o site da jornalista Fabiana Scaranzi

Algumas práticas ajudam a prevenir o problema e diferentes tipos de tratamento ajudam parar de vez a queda excessiva. Fique de olho!
Maria Bussade, terça-feira 11 de agosto de 2015
Nada de pânico se você encontrar um fio ou outro de cabelo no ralo do banheiro. Sabia que, num ciclo comum, pode-se perder até 100 fios por dia? É isso mesmo! A queda é considerada normal se você encontrar até 20 fios (secos!) presos na escova, e cinco fios ao passar a mão pelas madeixas ao logo do dia. E mais: a queda parece se agravar no fim do verão/começo do inverno.  Tudo isso é normal e com o passar dos dias, o problema vai cessando naturalmente. Só é preciso ficar de olho e procurar ajuda médica quando essa queda se torna constante, apresentando, inclusive, falhas no couro cabeludo.
 
Infelizmente, o número de mulheres que aparecem nos consultórios de dermatologia reclamando de queda de cabelo contínua é cada vez maior. Quem garante é a dra. Maria Bussade, médica especialista em Dermatologia. O motivo? “O aumento do uso de produtos químicos, dietas restritivas de emagrecimento, stress e uso de remédios”, explica.
 
Principais causas
 
– Falta de proteínas e gorduras devido a dietas
– Produtos químicos em excesso, como tinas e alisamentos com formol
– Remédios em excesso, como antidepressivos, fitoterápicos e hormônios
– Stress e má alimentação
– Problemas hormonais como tireoide e ovário policístico
– Uso recorrente de secador, chapinha e babyliss
 
Quando procurar ajudar
 
Sempre que notar aumento da queda de cabelo, como fios de cabelo no travesseiro, no ralo do box, no pente e na roupa, ou notar que a quantidade de cabelo diminuiu, mesmo sem perceber a presença de fios no chão do banheiro, o melhor a fazer é procurar um dermatologista. Dra. Maria Bussade lembra ainda da importância de pedir uma opinião médica quando notar um afinamento do fio. “Quando a fibra se torna mais fina, isso pode ser um sinal de alopecia androgenética”.
 
Atenção na hora do banho
 
Cada tipo de cabelo exige uma frequência e um modo de lavagem diferente, por isso, o que pode funcionar nas propagandas de xampu nem sempre é o melhor caso para você. Cabelos oleosos, por exemplo, devem ser lavados todos os dias. Já que sofre com o couro cabeludo sensível deve lavar os fios em dias alternados para não irritar a pele. Quem sofre de dermatite deve lavar o cabelo diariamente, senão a queda só piora.
 
Vale lembrar também que a escovação melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que previne a queda exagerada dos fios. Entretanto, é importante não escovar os cabelos com força, puxando-os agressivamente. A prática, apesar de eliminar os nós e embaraços, com certeza levará a queda exagerada.
 
Se você notar que está passando por um período de perda dos fios, o melhor é evitar qualquer tipo de tração muito forte dos cabelos, como prender em rabos de cavalo e tranças. Evite também utilizar escovas muito pesadas e produtos que necessariamente forçam os fios para baixo, como chapinha, secador e babyliss. E de forma alguma faça uso de produtos químicos, como tinta e formol durante esse período, ok? Isso só deixará os fios ainda mais fracos e quebradiços.
 
Cuidados com a alimentação
 
De acordo com a dermatologista, uma nutrição balanceada pode ajudar a prevenir a queda de cabelo. A quantidade de proteína ideal é de 1 grama/proteína peso corpóreo/dia. Além da proteína, é necessário também ingerir uma boa quantidade de gordura saudável, já que as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, só são absorvidas na presença de gordura e são fundamentais para manter a saúde capilar.
 
Na lista do supermercado
 
Alguns alimentos têm o poder de fortalecer os fios, diminuindo a queda. Preste atenção em quais não podem faltar na sua dispensa:
 
– Arroz integral, aveia, semente de girassol, ovos e ervilhas. Fontes ricas em vitamina B12, o nutriente é fundamental para o crescimento dos fios.
 
– Mamão, cenoura, abóbora e acelga. A vitamina A presente nestes alimentos é importante para manter o couro cabeludo sempre saudável. Mas atenção: se ingerida em excesso, a vitamina A pode levar à queda dos fios.
 
– Sardinha, couve, brócolis, agrião e laranja. O cálcio ajuda a fortalecer os cabelos frágeis e quebradiços.
 
– Ovos, carnes, peixes e leguminosas, como feijão e ervilha. Os aminoácidos presentes nestes alimentos são os principais responsáveis pela estrutura dos fios.
 
– Ostras, carne vermelha, farelo de aveia e castanhas. O zinco estimula a multiplicação das células do nosso organismo, favorecendo o crescimento e fortalecimentos dos cabelos.
 
– Folhas verde escuras, como a rúcula e a couve, contém ferro em maior quantidade, tornando os fios mais resistentes.
 
Tratamentos
 
Dra. Maria Bussade explica que existem diferentes tipos de tratamento para queda de cabelo e que somente um dermatologista é capaz de especificar qual opção é a mais certa para cada caso.
 
Tratamentos invasivos: Existem vários tratamentos tópicos, como loções, e orais, como suplementos. As loções devem ser a base de minoxidil, trocxin, beta estradiol, finasteride, cafeína e fatores de crescimento. Alguns aparelhos de laser, como luz de LED, também podem ser usados nesses casos.
 
Invasivos: Medicamentos injetáveis, como mesoterapia capilar e lasers fracionados, devem ser aplicados semanalmente.
 
Medicamentos orais: O ideal é que haja a suplementação de proteínas associada a medicamentos. A dermatologista indica: Finasteride, Espironolactona e Serenoa Repens. Além de vitaminas como Biotina, complexo B e vitamina A, sempre de acordo com o déficit de cada paciente.
 
Fonte: http://fabianascaranzi.com.br/queda-de-cabelo-como-prevenir-e-tratar/
VER MAIS
A CLÍNICA

O Grupo Maria Bussade é composto por três clínicas especializadas em dermatologia e medicina estética. Em 2007 foi inaugurada a primeira Clínica Maria Bussade na cidade de Mogi das Cr... ver mais.

Maria Bussade Dermatologia Integrada

Alameda Lorena, 820 - Jardim Paulista
CEP: 01.411-001
São Paulo - SP
11 3064-0104
11 97281-6422

Clínica Maria Bussade © 2019 | Desenvolvido por Pib Club. Todos os direitos reservados.